Seja Bem Vindo!


Sua visita me deixou muito feliz...

Sua visita me deixou  muito feliz...

Amor & Emoção x Razão


domingo, 31 de maio de 2009

Dons do Espírito Santo...Dádiva de Deus!


Hoje, em termos litúrgicos ( religião Católica), é o dia de Pentecostes = cinquenta dias após a Pascoa, dia em que o Espírito Santo desceu sobre os Apóstolos.


Recordando a doutrina Católica são 7 ( no contexto Bíblico o número 7 significa Universalidade, Totalidade Perfeição) dons do Espírito Santo, inspirados no profeta Isaías(11,2-3):


1º -Sabedoria=> Ela nos leva ao verdadeiro conhecimento de Deus e a buscar os reais valores da vida. O homem sábio e a mulher sábia é aquele(a) que pratica a justiça, tem um coração misericordioso, ama intensamente a vida, porque a vida vem de Deus.


2º-Inteligência => Este dom nos leva a entender e a compreender as verdades da salvação, reveladas na Sagrada Escritura e nos ensinamentos da Igreja.Ex. Deus é Pai de todos; em Jesus, Filho de Deus, somos irmãos ...


3º-Ciência => A capacidade de descobrir, inventar, recriar formas, maneiras para salvar o ser humano e a natureza. Suscita atitudes de participação, de luta e de ousadia, frente a cultura da morte.


4º-Conselho => É o dom de orientar e ajudar a quem precisa. Ele permite dialogar fraternalmente, em família e comunidade, acolhendo o diferente que vive em nosso meio. Este dom capacita a animar os desanimados, a fazer sorrir os que sofrem, a unir os separados ...


5º- Fortaleza => É o dom de tornar as pessoas fortes, corajosas para enfrentar as dificuldades da fé e da vida. Ajuda aos jovens a ter esperança no futuro, aos pais assumirem com alegria seus deveres, às lideranças a perseverarem na conquista de uma sociedade mais fraterna.


6º- Piedade => É o dom da intimidade e da mística. Coloca-nos numa atitude de filhos buscando um dialogo profundo e íntimo com Deus. Acende o fogo do amor: amor a Deus e amor aos irmãos.


7º-Temor a Deus => Este dom nos dá a consciência de quanto Deus nos ama. "Ele nos amou antes de tudo". Por isso, precisamos corresponder a este amor.


Os 7 Dons geram os frutos do Espírito, segundo São Paulo (Gálatas 5, 22-23. que podem ser agrupados em 3 grupos:


1- Qualidades espirituais mais básicas: amor, alegria, paz


2- Virtudes que se manifestam nas relações sociais: Paciência, benevolência, bondade.


3- Virtudes relativas à relação dos crentes com Deus e sua vontade revelada na Bíblia: fidelidade ou lealdade e com seu contato com os homens: mansidão. E relativas à relação que cada crente tem consigo mesmo, ou seja, com seus próprios desejos e paixões: Domínio próprio.


Encabeçando o primeiro grupo temos “o maior dos três maiores”, ou seja, o amor . Quando o amor se faz presente, a alegria não pode estar muito longe. A paz também é um resultado natural do exercício do amor.


Recordando ainda a Oração para invocar os dons do Espírito Santo

Vem, Espírito de Deus,enche os nossos corações com tua graça.

És o sopro de Deus que dá vida ao que está morto, que dá vida ao nosso ser e que nos tira do túmulo da preguiça e do comodismo.

És fogo que queima o que está errado em nós, que aquece nosso coração para amar, que ilumina nossa mente para entender.

Fazei-nos conhecer Jesus Cristo que veio revelar o amor do Pai.

Fazei-nos conhecer o pai e sua bondade infinita.

Fazei-nos tuas testemunhas, instrumentos nas tuas mãos para que os corações dos homens se transformem e assim a terra se renove.

Para que reine a justiça e a paz,a solidariedade e o amor.

Para que o Reino de Deus se estenda cada dia mais




Cada um de nós recebeu alguns dons (raros são aqueles a quem Deus presenteou com todos eles, Jesus Cristo foi um ) e condições, de acordo com o livre arbítrio, para ir adquirindo os outros que faltarem, durante a jornada da vida.

Quão maravilhoso seria se cada ser humano possuísse os 7 dons do Espírito Santo, seria o regresso ao paraíso, ainda nesta dimensão terrena, mas isso não passa de uma utopia, cada vez mais difícil de se alcançar nos dias que correm.

Nenhum comentário: