Seja Bem Vindo!


Sua visita me deixou muito feliz...

Sua visita me deixou  muito feliz...

Amor & Emoção x Razão


sexta-feira, 15 de maio de 2009

Sons e cores...influência na saúde



O mundo que nos cerca é composto dos mais variados sons e cores. Para muitos o nosso organismo sofre influência dos sons e das cores, daí surgirem várias terapias, como a cromoterapia, a musicoterapia, canto dos cristais, terapias energéticas, entre outras, que têm como substrato as cores e os sons.

No canto dos cristais há o fundamento de que:

O tom puro e contínuo sempre foi buscado em diversas culturas em suas práticas sagradas. Há milhares de anos as civilizações do Oriente já faziam uso de sons específicos nos rituais. Também encontramos registros dessas práticas entre os aborígines australianos e os índios americanos, que já utilizavam o som para reforçar suas práticas mágicas e cerimônias sagradas, assim como para obter a cura, ajustando qualquer desequilíbrio espiritual, emocional ou físico. Os sacerdotes do antigo Egito souberam usar sons vocálicos para ativar os centros de energia ou chakras. O profeta Edgar Cayce, em várias de suas leituras, falou sobre a cura através dos tons puros que começariam a surgir no final do século XX, assim como Nostradamus predisse a cura de doenças pelo poder dos sons por volta de 1998. Encontramos o som contínuo nos cantos poderosos dos monges tibetanos e nos sinos, gongos e carrilhões utilizados para esse propósito. Mas esse tom puro é muito difícil de ser obtido, daí que surge o poder do som dos cristais, obtido de suas tigelas. Como elas são feitas de um puríssimo cristal de quartzo, conseguem emitir a desejada nota pura e contínua quando tocadas com um bastão, produzindo o que chamamos de sons circulares. De fato, todos os que ouvem os sons cristalinos sentem que são envolvidos por ondas de energia espiraladas.

Por isso os sons cristalinos são formas de medicamentos vibracionais, validando a ideia de que tudo no universo está em constante estado de vibração. Quando essas frequências vibratórias encontram-se em desequilíbrio em nosso ser, manifestamos doenças físicas ou emocionais.A frequência na qual um objeto ou uma pessoa vibra naturalmente é chamada de ressonância. O chakras, ossos, e órgãos do corpo possuem frequências ressonantes diferentes. Quando um órgão ou alguma parte do corpo possui uma vibração desafinada ou desarmônica, passa a ser classificado de "doente". Um corpo está em um estado saudável quando cada célula e cada órgão criam uma ressonância harmônica com todo o ser.http://www.guruweb.com.br/artigos/artigo.php?id=103

Em termos energéticos alguns pesquisadores percorreram a História e relatam:

Os antigos gregos já sabiam da relação entre os chakras (pontos energéticos localizados no corpo) e os sons da escala musical. O sistema Pitagórico dá essa relação entre os chakras e os sons da escala musical, onde cada nota corresponde a um vórtice ou chakra e para cada som produzido, forma-se uma cor própria. O corpo humano é um conjunto de elementos mecânicos ressonantes. Cada órgão vibra de acordo com sua forma, tamanho e constituição, assim sendo, cada disfunção de um órgão apresenta uma alteração na sua ressonância. Isto comprovado por meio de uma emissão de estímulos sonoros, de uma frequência análoga, sobre um determinado órgão. Desta forma, podemos deduzir a tônica fundamental de todos os órgãos que compõem o corpo humano. A utilização das freqüências corretas dessas vibrações pode mudar totalmente nosso estado físico e sutil, nos conduzindo a estados alterados de consciência onde podemos obter desde um profundo relaxamento até fantásticas percepções extra físicas.


Alguns pesquisadores aprofundaram suas pesquisas sobre o organismo ter uma sinfonia fisiológica própria, havendo neste ponto uma congruência com as pesquisas realizadas e utilizadas no canto dos cristais:

Nos EEUU Steve Halpern e o Dr. Golberg, pesquisando em doentes com câncer, desenvolveram a teoria da "Sinfonia Fisiológica do Organismo", comprovando que quando o organismo humano perde seu compasso musical, se afasta do seu "biorritmo", penetrando então a doença. Em função dessa descoberta compuseram várias músicas, sendo "Spectrum Suite", a mais conhecida e usada em hospitais do Câncer nos EEUU, para sincronizar e harmonizar os organismos de doentes; também é muito eficaz no tratamento em alguns tipos de câncer, especialmente os linfáticos. Também nos EEUU o Dr. Kaplan criou o "Neurofono" um aparelho especial que mede a influência das ondas sonoras no cérebro e no sistema nervoso, demonstrando que apesar de bloqueios auditivos colocados nos ouvidos, o cérebro e o sistema nervoso continuam recebendo a vibração sonora através da pele e dos ossos. O Dr. Wilson Bryan que pesquisou sobre jovens, com 5 anos ouvindo Rock, verificou que mais de 60% deles eram obrigados a usar Prótese Auditiva.Isto certamente demonstra que música acima de 120 decibéis, destrói o tímpano e que uma exposição de 100 minutos a músicas acima de 80 decibéis, pode levar até 36 horas para uma recuperação dos ouvidos. A música acima de 80 decibéis, influi no mecanismo eletroquímico do cérebro através da mielina, substância dos neurônios, que transmite as mensagens do cérebro a uma velocidade cerca de 523 Km/h, retardando em até 50% a transmissão.http://br.geocities.com/drbaffa/musica.htm

As pessoas no seu dia-a-dia estão expostas a constantes agressões que causam danos ao organismo, como o stress, porém o Universo coloca á disposição uma miríade de "ferramentas" que protejem e ajudam a combater ou aliviar os danos consequentes às agressões a que está submetido, algumas delas já foram mencionadas. Cabe a cada um utilizar a ferramenta mais apropriada para atender as necessidades básicas (branditblog.wordpress.com/tag/piramide-de-maslow/)do seu ser e para o tipo de problema que afeta a saúde e o seu equilíbrio harmonioso.



Nenhum comentário: